Por que é preciso colocar os aparelhos auditivos no desumidificador?

Por que é preciso colocar os aparelhos auditivos no desumidificador?

Por que é preciso colocar os aparelhos auditivos no desumidificador?

Quem acredita que o desumidificador deve ser utilizado apenas quando o aparelho auditivo molhar por conta da chuva, por exemplo, está enganado. Todos os dias nós transpiramos e/ou ficamos expostos à umidade do ar, o que já suficiente para deixar os aparelhos úmidos.

A umidade pode levar à corrosão interna e afetar partes importantes do aparelho auditivo, como o microfone e o receptor, prejudicando seu funcionamento. Portanto, a função dos desumidificadores é preservar a vida útil dos dispositivos, retirando toda a umidade existente.

O desumidificador normalmente é composto por microcápsulas de sílica gel, um agente que absorve as moléculas de água. A sílica pode ser transparente ou colorida, sendo que a colorida altera de cor de acordo com a sua absorção de água, indicando seu nível de saturação e o momento em que precisa ser substituída. Geralmente, a orientação é que sua substituição seja realizada a cada 3 meses.

Em relação ao tempo de desumidificação dos aparelhos, você deve seguir as orientações do seu fonoaudiólogo. Porém, o que é normalmente indicado é que os aparelhos sejam mantidos no desumidificador durante todo o período em que não estiverem sendo utilizados.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, existem até mesmo carregadores de aparelhos auditivos que desumidificam ao mesmo tempo em que recarregam, proporcionando maior conveniência para os usuários. São conhecidos como desumidificadores eletrônicos.

Como utilizar o desumidificador

No caso do desumidificador de sílica:

1. Abra a tampa do pote desumidificador e despeje as pedrinhas de sílica.

2. Abra o compartimento da bateria dos aparelhos auditivos e coloque-o no pote sem as pilhas.

3. Feche a tampa e mantenha o aparelho lá dentro enquanto não estiver sendo usado.

4. Depois que retirar o aparelho, mantenha o pote com a tampa fechada.

5. Repetir diariamente.

É recomendada a troca do desumidificador a cada 6 meses ou sempre que solicitado pelo seu fonoaudiólogo. Caso seu fonoaudiólogo tenha te orientado a utilizar o desumidificador de outra forma, siga as orientações dadas por ele.

Voltar para Notícias