fbpx

Por que ocorre a perda de audição na terceira idade?

Por que ocorre a perda de audição na terceira idade?

Por que ocorre a perda de audição na terceira idade?

A perda de audição na terceira idade faz parte do processo de envelhecimento e a degeneração do corpo que aparece ao decorrer dos anos. Assim, a capacidade de escutar diminui consideravelmente em relação à juventude. 

Isso ocorre principalmente pois, na velhice, a morte natural das células auditivas é maior. Além disso, existem outros fatores de risco específicos como por exemplo a diabetes, pressão alta, tabagismo e o alto consumo de álcool, que aceleram o processo da perda auditiva – chamada de presbiacusia.

Segundo dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, as pessoas demoram cerca de sete anos para procurar um especialista após perceber que sua audição está comprometida. Depois disso, demoram mais dois anos para escolher um tratamento.

Os sintomas da perda auditiva

Um dos principais sintomas de que um idoso não ouve mais como antes, é a dificuldade para realizar tarefas simples como falar ao telefone ou tem a sensação de que não consegue compreender as palavras que lhes são ditas. Dessa maneira, é difícil manter uma simples conversa.

Quando o idoso já se encontra com esse tipo de sintomas, ter empatia é essencial. O que deve ser feito para ajudá-lo é falar devagar, de maneira clara e articulando cada uma das palavras, de modo que a pessoa possa fazer a leitura labial. Jamais grite para uma pessoa com perda auditiva: além de dificultar a comunicação, pode ser considerado um ato rude.

Diagnóstico 

O diagnóstico pode ser feito através do exame de audiometria: rápido e indolor, ele identifica a menor frequência de som que você é capaz de ouvir. Dessa maneira, o médico otorrinolaringologista é capaz de analisar a sua audição e identificar qual é seu nível de surdez e o melhor tratamento para ele.

Na maioria das vezes, pacientes com perda auditiva leve não precisam usar aparelho auditivo que amplificam o som. Para casos de perda auditiva moderadas ou graves, é recomendado o uso de aparelhos auditivos.

Mesmo que os aparelhos auditivos amplifiquem o som, eles não interfere na capacidade de compreensão. Por isso, cabe ao paciente treinar o ouvido com o uso dos aparelhos auditivos.

Consequências da surdez na velhice

A perda de audição na terceira idade pode ser a causa de uma angústia muito grande para os idosos. A perda de audição pode significar a perda de independência em determinados aspectos da sua vida. A dificuldade de compreensão e percepção do mundo ao seu redor pode causar certo isolamento e, em casos mais graves, leva a depressão.

Além disso, a demora para procurar um tratamento pode causar a surdez definitiva.

Mas não deixe que isso aconteça!

Marque uma consulta com seu médico de confiança e entre em contato com a Acurys clicando aqui.

Voltar para Notícias