Já se perguntou por que sentimos uma pressão no ouvido quando descemos a serra, andamos de avião ou praticamos mergulho?
Isso acontece porque a pressão interna do nosso ouvido fica desbalanceada em relação à pressão do ambiente. No caso de maior altitude, por exemplo, a pressão externa diminui e o tímpano é empurrado para fora. Já em casos de menor altitude, como em um mergulho, o tímpano se retrai, inflando para dentro.
Mas para compreender como isso acontece, é preciso primeiro entender como funciona o nosso ouvido nesses casos.
O ouvido humano é constituído de três partes: ouvido externo, médio e interno. É o ouvido médio que é afetado pela altitude e causa desconforto nesses casos. Isto porque ele fica separado do meio ambiente por uma membrana chamada de tímpano. Porém, ele se comunica com o meio ambiente por uma abertura chamada trompa de Eustáquio.
Então, quando ocorre o aumento da pressão dentro do ouvido médio, ela é equilibrada com a pressão do meio ambiente por meio da trompa de Eustáquio. Isso significa que sempre que houver desconforto por mudança de pressão, é necessário fazer a trompa de Eustáquio abrir para equilibrar a situação.
O barotrauma é uma lesão provocada pelo desequilíbrio da pressão ambiental e do ouvido. Os principais sintomas são: dor no ouvido, sensação de ouvido entupido, zumbido e diminuição da audição. Em casos mais severos de barotrauma, esses sintomas são mais intensos e acrescenta-se a possibilidade de vertigens e rupturas do tímpano.
Em crianças o risco de barotrauma é maior porque elas possuem uma trompa mais estreita. O mesmo pode-se dizer de pessoas com rinite alérgica ou que estejam resfriadas, pois a trompa de Eustáquio entupida tem mais dificuldade de equilibrar as pressões.
Existem algumas maneiras de diminuir o desconforto. Todas elas envolvem forçar a trompa a trabalhar.
Os sintomas de barotrauma devem passar em até algumas horas após voltar à pressão atmosférica normal. Mas, se os sintomas persistirem, é importante procurar um médico. A Acurys está para atender você, agende uma avaliação conosco.
Voltar para Notícias