Profissões que mais causam perda auditiva. Quais são elas?

Quais são as profissões que mais causam perda auditiva?

Profissões que mais causam perda auditiva. Quais são elas?

Existem profissões que podem nos submeter a barulhos extremamente prejudiciais para a nossa audição. As profissões que mais causam perda auditiva são mais comuns do que imaginamos, e qualquer um que se relaciona a uma delas está sujeito a correr esse risco

Nesse artigo, apresentaremos as principais profissões que, de alguma forma, podem comprometer a audição dos profissionais.

Profissões que mais causam perda auditiva

  • Tripulação de Vôo – 130 decibéis
  • Músicos e profissionais de áudio – 125 decibéis
  • Profissionais do trânsito – 120 decibéis
  • Trabalhador de construção – 110 decibéis
  • Motorista de Caminhão – 95 decibéis

Quantos dBs o ouvido humano aguenta?

Nosso ouvido é um órgão delicado e, por isso, necessita de certos cuidados. Por isso, tomar cuidado com altos números no volume dos sons ao nosso redor é fundamental.

Segundo médicos especialistas, o limite recomendado para o ouvido humano é de até 80 dB. Barulhos que ultrapassam esse número podem ser extremamente prejudiciais a sua saúde auditiva. Isso ocorre principalmente porque o nosso ouvido contém células ciliadas, que são responsáveis pelo funcionamento da nossa audição.

As células ciliadas são limitadas: ou seja, quando os altos volumem as atingem, elas são danificadas e nunca mais se regeneram. Por isso, deve-se evitar ao máximo estar exposto ao barulho por longa duração de tempo.

Os tipos de sons podem ser divididos em 4 categorias:

  • até aos 80 dB: sem riscos para o ouvido, independente do tempo de exposição;
  • de 80 a 90 dB: da zona nociva, mas os riscos limitam-se a exposições de muito longa duração;
  • de 90 a 115 db: o ouvido está em risco. Quanto mais forte o som, menor o tempo de exposição é necessário para provocar lesão;
  • acima de 115 dB: ruídos impulsivos provocam lesões irreversíveis.

A importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais para a segurança dos trabalhadores. Para os que trabalham em meio a tantos ruídos, existem os protetores auditivos, por exemplo.

Os protetores auditivos combatem diversos tipos de ruídos, e que apresentam variações na intensidade da proteção. O tipo mais simples é conhecido como “protetor auricular”. No entanto, existem outros conhecidos como “concha”, “fone” ou até “abafador”.

Proteger o ouvido durante o trabalho é um assunto sério. O trabalho é onde você passa a maior parte do seu dia, e será quando seu ouvido ficará mais vulnerável a agressões.

Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

 

 

 

Voltar para Notícias