Quais os principais cuidados ao limpar o ouvido?

Quais os principais cuidados ao limpar o ouvido?

Quais os principais cuidados ao limpar o ouvido?

Muitos acreditam que a cera do ouvido, também conhecida como cerúmen, é uma “sujeira” que deve ser retirada. Na verdade, ela é uma proteção natural do ouvido. Sua principal função é evitar que água ou bactérias penetrem no canal auditivo e prejudiquem os tímpanos. Ela é constituída de ácidos graxos e colesterol, o que explica a sua textura gordurosa e o alto teor de proteção. Vamos entender quais são os cuidados necessários ao limpar o ouvido?

Quando o cerúmen está visível na parte externa do ouvido, significa que o mecanismo de limpeza do órgão eliminou a cera em excesso. Nesse caso, a limpeza mais adequada é somente na área externa. Pode ser realizada com uma toalha ou papel higiênico somente nas áreas em que o dedo alcançar. 

O uso de hastes flexíveis e outros objetos

Apesar desse hábito ser muito comum no Brasil, não é recomendado o uso das hastes na parte interna do ouvido. Isso porque elas podem causar danos irreversíveis na audição. Algumas pessoas utilizam outros objetos pontudos, como grampos e palitos, que também não são recomendados. Eles podem causar uma série de problemas, desde infecções até perfuração do tímpano.

O correto é deixar que o próprio organismo elimine o excesso de cerúmen sem precisar de intervenção. Pessoas que possuem o canal auditivo mais estreito são mais suscetíveis ao acúmulo de cerúmen por conta da dificuldade da eliminação natural. Essa característica pode existir desde o nascimento ou ser adquirida de acordo com os anos por conta de traumas e cirurgias. 

Quando fazer uma limpeza com profissional?

Para as pessoas que possuem maior tendência à produção excessiva de cera de ouvido, é recomendada a visita ao otorrinolaringologista para limpeza regular, em média a cada seis meses.

Essa limpeza só deve ser realizada quando o cerúmen estiver bloqueando o canal auditivo. Quando isso acontece, a pessoa sente dificuldade de ouvir, sensação de entupimento e, em alguns casos, tontura. Mas atenção: não se deve tentar uma limpeza caseira! Caso seja realizada de maneira incorreta, ela pode causar danos irreversíveis para a audição.

Tem alguma dúvida sobre os cuidados ao limpar o ouvido? Entre em contato com a Acurys!

Voltar para Notícias