Quando devo usar aparelho auditivo?

Quando devo usar aparelho auditivo?

É comum as pessoas pensarem sobre quando devem começar a usar o aparelho auditivo, principalmente porque associam a perda auditiva primeiramente ao envelhecimento. Isso ocorre devido a um processo degenerativo das células ciliadas responsáveis pelo sistema auditivo.

Apesar de o envelhecimento ser a causa mais comum da perda auditiva, ela não é regra. É importante ficar atento aos sinais da perda auditiva em qualquer idade. Ela pode ocorrer devido à infecções, presbiacusia, exposições prolongadas a barulhos externos, entre outras causas.

Você só saberá mesmo se precisa de aparelho auditivo depois de passar por uma consulta médica e passar pelo procedimento de audiometria.

É importante marcar a consulta se você já percebe alguns sintomas como:

  • Tem um zumbido constante no ouvido;
  • Tem dificuldades de acompanhar as conversas em ambientes com muito barulhos. Ex.: restaurante ou em meio a multidões;
  • Pede para que as pessoas repitam o que disseram com freqüência;
  • Tenta fazer leitura labial para saber o que disseram para você;
  • Evita situações sociais que desfrutava anteriormente por achar que não é capaz de ouvir direito;
  • Aumenta o volume da TV e Radio, e as pessoas pedem para diminuir.

Contudo, alguns desses sintomas podem ser confundidos com hábitos da própria pessoa, então é normal não saber quando usar o aparelho auditivo. Caso esteja com dificuldades e acha que está passando por um processo de perda de audição, marque uma consulta médica.

Depois dos exames, o otorrino avalia o grau da perda e a necessidade do uso do aparelho auditivo. Logo em seguida, o fonoaudiólogo ajudará a escolher o melhor tipo de prótese auditiva.

Hoje, por exemplo, os aparelhos auditivos estão mais sofisticados do que antigamente. Para aqueles que tem apenas um zumbido, por exemplo, é recomendado um aparelho com estimulações sonoras especiais que filtram a percepção de zumbido.

A escolha do aparelho depende do grau da perda auditiva.

Benefícios da Prótese auditiva

Muitas pessoas têm preconceito em usar a prótese auditiva, mas os ganhos são muito grandes.

Quanto mais rápido você usa a prótese, mais fácil fica a readaptação com os sons externos.

Sua vida social melhora, assim como sua saúde mental. Você começa a se sentir menos cansado, bem consigo mesmo, e se torna capaz de produzir mais no trabalho e de socializar melhor com outras pessoas.

Voltar para Notícias