Saiba como higienizar corretamente o ouvido do bebê

Saiba como higienizar corretamente o ouvido do bebê

Saiba como higienizar corretamente o ouvido do bebê

Bebês, principalmente recém-nascidos, são extremamente frágeis. Por isso, quando falamos em higienização do ouvido do bebê, estamos falando em uma limpeza sutil e tão delicada quanto eles.

Para os pais, a primeira informação importante é que não deve-se limpar o ouvido dos pequenos com as hastes flexíveis. A cera protege contra sujeira, poeira e microorganismos indesejados. Quando utilizamos hastes, elas podem empurrar a cera para dentro do ouvido, o que pode causar a perfuração do tímpano.

Contudo, existe uma maneira correta para fazer a limpeza. Os passos são:

1. Deite o bebê em uma área segura
2. Vire a cabeça dele para o lado, de forma que o ouvido fique virado para cima
3. Molhe levemente a gaze, toalha ou fralda em água morna
4. Retire o excesso de água do tecido
5. Passe suavemente na região da orelha externa do bebê, nas dobrinhas
6. Seque com uma toalha macia

Quando fazer essa higienização?

Vale lembrar que deve-se evitar molhar o ouvido do bebê durante o banho. Assim, essa higienização deve ser realizada todos os dias, após o banho, para ajudar o canal auditivo a ficar livre do excesso de cera e sujeira.

Quando a cera pode ser um problema

Já falamos que o cerúmen é natural e benéfico para proteção dos ouvidos. Porém, em alguns casos pode haver produção excessiva de cera.

O normal é que ela seja fina e amarelada, sendo drenada naturalmente. Diante de qualquer mudança em cor, textura ou quantia em exagera percebida, é recomendado ir ao médico pediatra imediatamente.

Quando há um problema, o próprio comportamento da criança já indica que há algo errado. Ela começa a esfregar as orelhas, chorar, colocar o dedo no ouvido e inclusive pode apresentar febre.

Porém, é importante lembrar que somente o médico poderá diagnosticar alguma inflamação ou otite. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento correto. Dessa forma, o problema não deve se agravar, o que é muito importante, já que algumas infecções podem causar perda de audição quando negligenciadas.

Veja também: Os bebês ouvem no útero?

Após ler esse conteúdo, pense se você está fazendo a higienização correta do ouvido do bebê. Para ajudar mais pessoas a terem essa informação, compartilhe o post nas suas redes sociais!

Voltar para Notícias