Saiba o que é exostose e como ela afeta a sua audição

Saiba o que é exostose e como ela afeta a sua audição

Saiba o que é exostose e como ela afeta a sua audição

A exostose ou osteocondroma é popularmente conhecida como “ouvido de surfista”. Trata-se de um tumor benigno que pode se desenvolver na estrutura do ouvido. É identificada pela formação de um osso ou cartilagem em cima de um osso normal.

Ela ocorre por motivos não totalmente conhecidos, mas uma das principais causas é o contato frequente com a água fria e salgada, em mares e rios. Por isso, os mais afetados costumam ser pessoas que praticam esportes aquáticos, como esqui, surfe e pesca. Ocorre mais frequentemente em pessoas do sexo masculino e dificilmente no período da infância.

Tratamento

O tratamento deve ser realizado com um profissional. Normalmente a aspiração e uso de antibiótico melhoram os sintomas. Nos casos mais avançados, é necessária uma intervenção cirúrgica para retirar as saliências ósseas. Dessa forma, impede que o tumor feche completamente o canal auditivo.

Sintomas

Dor nos ouvidos, inchaço, dor nas articulações, retenção de líquido e sensação de peso dentro dos ouvidos são alguns dos principais sintomas. Em alguns casos, pode ocorrer saída de pus líquido do canal. Nas situações mais avançadas, a pessoa experimenta a perda da audição por conta do entupimento por água, cerúmen ou infecção.

Porém, nem sempre o paciente com exostose manifesta esses sinais. Sabendo disso, o recomendado é que as pessoas mais propícias a desenvolverem o tumor, como aquelas que passam boa parte do tempo em ambiente aquático, estejam atentas a qualquer alteração no canal auditivo.

Prevenção

O ideal é que pessoas que trabalham ou convivem em ambientes aquáticos regularmente, utilizem sempre os equipamentos necessários. Entre eles estão protetores de ouvido, tampões, roupas de mergulho e outros materiais que protegem o usuário. Mesmo após uma intervenção cirúrgica, pode acontecer novo crescimento ósseo se o contato com a água continuar frequente e sem a utilização do equipamento de proteção.

Caso você ou alguém que você conhece tenha indícios de problemas com a audição, a Acurys está disposta a oferecer todo o suporte necessário para um tratamento completo e eficiente.

Voltar para Notícias