fbpx

Surdez súbita: descubra o que pode causar e quais os tratamentos

Surdez Subita

Surdez súbita: descubra o que pode causar e quais os tratamentos

A surdez súbita acontece quando se perde a audição de maneira completa e repentina, ou quando se tem um aumento grave de algum problema preexistente. A surdez repentina pode ocorrer durante um período de três dias, acompanhado de tonturas ou zumbidos. O índice de ocorrência é maior em pessoas com mais de 40 anos. 

Na maioria das vezes, ocorre-se uma recuperação espontânea da surdez súbita após 15 dias do ocorrido. Porém, muitas vezes a situação pode ser irreversível. A melhora vai depender de alguns fatores, como o grau de surdez em que o paciente já apresentava e a idade dele. Portanto, quanto mais jovem, maiores as chances de se recuperar! 

No entanto, é possível tomar algumas medidas para amenizar os danos causados pela surdez súbita. Acompanhe as causas, sintomas e tratamentos a seguir: 

Sintomas da surdez súbita

Os sintomas da surdez súbita podem aparecer de formas diferentes para as pessoas, já que ela pode vir por diferentes causas. O principal sintoma é a redução de audição com o acompanhamento de vertigens, zumbidos e uma certa pressão no interior dos ouvidos. 

Causas

As causas podem variar: a surdez súbita pode aparecer após doenças, uso de certos medicamentos, inflamações, infecções, mudanças de pressão e atividades físicas intensas.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem ser tóxicos para o ouvido (ototóxicos) e podem lesionar os ouvidos. A toxicidade pode variar de acordo com o período de uso e a quantidade da dose.

Os medicamentos que fazem mal para a audição são:

  • antibióticos
  • anti-inflamatórios
  • quimioterápicos
  • diuréticos
  • remédios para dor e febre

Doenças

Ocorre principalmente por doenças virais, como por exemplo:

  • gripes
  • caxumba
  • sarampo
  • mononucleose

Atividades físicas

Atividades físicas pesadas, como por exemplo o levantamento de peso e o mergulho, podem causar um buraco entre o ouvido médio e o interno chamado de fístula. Assim sendo, essa condição torna a pessoa mais suscetível a ter a perda súbita de audição.

sudez subita acurys aparelhos auditivos

É importante ficar atento aos sintomas da surdez súbita. (Reprodução / Omar Paixão)

Tratamentos da surdez súbita

No caso da surdez súbita, ao menor sinal de alguns dos sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um médico otorrinolaringologista. Não se pode esperar muito tempo, pois as primeiras 48 horas são cruciais para a recuperação da audição. Após esse período, as chances do tratamento ser efetivo cai abruptamente. 

O exame que será realizado é, na maioria das vezes, a audiometria. Dependendo do resultado, o paciente poderá fazer o uso de medicamentos para inflamações e infecções, como antibióticos. 

No entanto, em casos mais severos, em que o caso não é revertido, é aconselhado o uso do aparelho auditivo, que recupera grande parte da audição.

Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

Voltar para Notícias