fbpx

Surdez unilateral: descubra quais são as causas e tratamentos

Surdez Unilateral

Surdez unilateral: descubra quais são as causas e tratamentos

Você sabia que a surdez pode ser unilateral? Também conhecida como deficiência auditiva unilateral, ela se dá com a perda total ou reduzida da audição de apenas um dos ouvidos. Muitos pacientes ficam resistentes em procurar ajuda profissional logo no início dos sintomas, por isso é importante saber quais são as causas, os sintomas e os tratamentos para esse tipo de surdez. Confira abaixo:

Quais são as causas da surdez unilateral?

As causas podem ser diversas e se assemelham com as causas da surdez bilateral, confira abaixo uma lista das principais causas:

  • Acidentes: A surdez unilateral pode ser causada por lesões no nervo acústico de um dos ouvidos. Isso pode ocorrer após traumatismos como agressões, ferimentos ou acidentes de carro.
  • Surdez Súbita: A surdez súbita normalmente ocorre por predisposições genéticas e doenças autoimunes, infecciosas e vasculares. Essa perda repentina e audição pode ser bilateral, mas também unilateral. É importante lembrar que nesse caso, o zumbido é um dos primeiros sintomas.
  • Surdez congênita: A surdez congênita, é causada em crianças e ela pode também ser unilateral. A causa normalmente se dá por ordem genética ou por doenças infecciosas no período de gestação. Por isso, é importante observar possíveis atrasos na fala do bebê, já que esse pode ser um sintoma da deficiência.
  • Doenças: Algumas doenças como o neuroma do acústico (tumor benigno) e a síndrome de Ménière, também podem ser a causa da perda unilateral.

Quais são os sintomas da surdez unilateral?

Pacientes com surdez unilateral costumam ter dificuldades para localizar de onde os sons estão vindo, o que pode apresentar perigo ao dirigir ou atravessar a rua, além de terem dificuldades para conversas em ambientes com ruídos.

É muito comum que os pacientes não se submetam a nenhum tipo de tratamento, pela falta de informação e também pelo desconhecimento do problema. Para agravar essa situação, uma pessoa com perda auditiva espera em média 7 anos para procurar um tratamento. Neste tempo a audição pode sofrer danos irreversíveis, já que se não estimulado, o nervo auditivo se atrofia e em alguns casos isso não pode ser revertido. Por isso, é importante que o paciente com perda auditiva procure um médico já nos primeiros sintomas.

Leia também: Surdez súbita: descubra o que pode causar e quais os tratamentos

surdez unilateral saiba o que é

Uma pessoa com perda auditiva espera em média 7 anos para procurar um tratamento e isso pode trazer problemas irreversíveis! (Foto/Reprodução)

E os tratamentos?

Os tratamentos dependem da gravidade e do tipo de deficiência auditiva. Na maioria dos casos, um aparelho auditivo ou implante coclear podem ser soluções excelentes para casos de surdez ou deficiência unilateral. Nos casos onde a perda da audição é total, é comum o uso do aparelho auditivo com sistema CROS, que envia os sons do ouvido afetado para o ouvido normal. Essa transmissão ocorre via wireless ou através de um fio localizado no pescoço. Em casos em que o paciente ainda possui audição, o tratamento pode ser feito com amplificador através do uso de aparelho auditivo destinado para deficiência auditiva unilateral.

Se nesse post você se identificou com os sintomas, ou lembrou de alguém que pode estar sofrendo disso mas ainda não sabe, não deixe de procurar um fonoaudiólogo o mais rápido possível! Afinal, a saúde auditiva é de extrema importância.

Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

Voltar para Notícias