Treinamento auditivo: você sabe o que é?

Treinamento auditivo: você sabe o que é?

Treinamento auditivo: você sabe o que é?

O treinamento auditivo é um procedimento de reabilitação auditiva. Seu principal objetivo é melhorar a compreensão da fala, principalmente em situações difíceis de escutar, como em ambientes muito ruidosos ou com mais de uma pessoa falando. Normalmente é indicado para quem possui alteração do processamento auditivo. Porém, também tem sido utilizado com sucesso para quem sofrem com perda auditiva ou idosos com dificuldade de compreensão da fala.

No caso dos usuários de aparelhos auditivos ou implante coclear, alguns estranham ou apresentam dificuldades de se acostumar com os sons que antes não eram mais ouvidos. Isso acontece porque a pessoa passou por um período sem escutar os sons do mundo como eles realmente são. Com os dispositivos auditivos, os sons podem muitas vezes parecer altos demais ou distorcidos.

Somente o fonoaudiólogo responsável pela adaptação e acompanhamento do tratamento pode identificar se há indicação de treinamento auditivo para cada um dos casos.

Como funciona

O treinamento auditivo baseia-se na capacidade do cérebro em se modificar a partir de uma estimulação intensa, chamada de neuroplasticidade. A realização de exercícios feitos em um programa de reabilitação fonoaudiológica com o devido acompanhamento, por um período definido e frequência determinada de acordo com cada caso são capazes de modificar as estruturas cerebrais.

As habilidades auditivas são estimuladas por meio de exercícios auditivos que também envolvem atenção e memória. Por exemplo, memorizar sequências de sons e focar a atenção na fala de uma pessoa específica enquanto ouve outro ruído. Quando realizados a uma certa frequência, aumentam e fortalecem as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo, resultando em uma audição mais eficiente. Assim, melhora a compreensão da fala e proporciona maior qualidade de vida aos usuários de aparelhos auditivos e implante coclear.

O treinamento é realizado pelo fonoaudiólogo especializado, geralmente com uso de audiômetro e cabine acústica, além de softwares específicos para essa finalidade.

Quer saber mais sobre o treinamento auditivo? Agende uma triagem na Acurys e tire todas as suas dúvidas!

Voltar para Notícias