Você já ouviu falar em ruído branco?

Você já ouviu falar em ruído branco?

Você já ouviu falar em ruído branco?

Ruído branco é um sinal sonoro que possui todas as frequências na mesma potência. Isso significa que ele é um som estável e confortável, que passa pela nossa consciência sem despertar emoções.

Como exemplo, podemos citar o som de fundo da TV, o barulho do ar condicionado e o chiado do rádio sem sintonizar. É por isso que muita gente pega no sono mais facilmente com a TV ligada, por exemplo.

Atualmente, esse tipo de ruído é utilizado para disfarçar a percepção dos sons altos, manter a concentração, combater o zumbido e até mesmo driblar a insônia.

Utilidades do ruído branco

A nossa audição continua funcionando enquanto dormimos. Ela é essencial para a sobrevivência humana e é por isso que acordamos quando ouvimos algum barulho. Porém, isso torna os nossos ouvidos muito sensíveis aos sons que ocorrem durante o sono.

Ao disfarçar os outros sons, o ruído branco propicia uma noite de sono contínua e tranquila. Caso você durma em um ambiente no qual não seja possível o silêncio absoluto, o ruído branco pode ser um bom aliado.

No caso de bebês, o barulho do choro agita a mente, tornando a tarefa de pegar no sono mais difícil. Com o ruído branco, a criança consegue se acalmar e voltar a dormir.

Além disso, muitas pessoas também utilizam o ruído branco enquanto estão trabalhando ou estudando. Ele aumenta a concentração e relaxa a mente, fazendo com que as pessoas mantenham-se focados por mais tempo sem se cansar.

Outros ruídos

Hoje em dia já se falam de outros tipos de ruídos, como o rosa e o marrom. O primeiro refere-se a um som não tão regular, como o barulho natural da chuva. Já o ruído marrom está relacionado aos sons distantes, que são monótonos e calmantes, mas naturais, como o barulho de um cachoeira.

Zumbido

Para as pessoas que sofrem com zumbido, o ruído branco pode fazer parte do tratamento indicado. Por causar um tipo de barreira para os outros sons, ele disfarça o barulho do zumbido, facilitando que as pessoas durmam melhor ou se concentrem em outras atividades.

Existem dispositivos especializados no tratamento do zumbido, como geradores de som e até mesmo travesseiros com alto falantes. Nos casos em que o zumbido vem acompanhado da perda auditiva, alguns aparelhos auditivos oferecem terapia sonora entre suas funções.

Se você ou alguém que você ama sofre com zumbido no ouvido, agende uma consulta na Clínica Acurys mais próxima! Cuidar da audição é cuidar da sua saúde.

Voltar para Notícias