A perda auditiva ocorre quando a habilidade de ouvir é reduzida e, assim, a pessoa encontra dificuldade ao conversar e ouvir outros sons. É um problema que pode aparecer em qualquer momento da vida, num processo gradual e indolor. Por esse motivo, pode demorar anos para que a pessoa perceba que tem perda auditiva, mas quanto antes o problema for tratado maior é a chance de ter bons resultados e uma melhor qualidade de vida.
Existem diversos fatores que podem causar perda auditiva, tais como:
Quando a perda auditiva é induzida por ruído (PAIR), os danos auditivos podem ser gerados por níveis contínuos de exposição de 85 decibéis. A intensidade sonora através dos fones de ouvido, por exemplo, pode facilmente atingir 110-120dB. Barulhos altos e repentinos como fogos de artifícios também podem causar perda auditiva induzida por ruído.
Se você se identifica com três ou mais questionamentos acima é recomendável que você procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo de confiança para um diagnóstico completo.
O diagnóstico é realizado através de exames solicitados por otorrinolaringologistas. Um deles é a audiometria, realizado por um fonoaudiólogo, com o objetivo de investigar a menor intensidade de som que você é capaz de ouvir. Depois dos exames, o médico recomendará um tratamento específico para o seu caso.
Lembre-se que quanto mais tempo você demorar para buscar ajuda, mais prejudicial será para a sua qualidade de vida e mais difícil será a adaptação com os aparelhos auditivos, caso eles sejam necessários. As chances de ter um bom resultado são maiores quanto mais cedo for o tratamento.
Condutiva
Ocorre quando o ouvido externo ou médio é lesado ou não funciona apropriadamente, de modo que as ondas sonoras não são transmitidas para o ouvido interno. Quando a disfunção for temporária é possível tratar com cirurgia ou medicação. Algumas causas são:
Neurossensorial
Origina-se na orelha interna, quando as células ciliadas da cóclea são danificadas e não conseguem transmitir impulsos elétricos ao cérebro. É o tipo mais comum de perda auditiva e pode ser congênita (de nascimento) ou não.
Mista
Quando tanto o ouvido interno quanto o externo estão prejudicados, dificultando a passagem do som entre eles.
Os níveis de perda auditiva são classificados em graus:
Os aparelhos auditivos são desenvolvidos para aumentar o volume dos sons que você deseja ouvir e torná-los mais confortáveis para o seu ouvido. Eles não são capazes de restaurar a audição normal, mas auxiliam no processo de melhora.
A Signia oferece inúmeras opções de aparelhos auditivos equipados com alta tecnologia, recursos e soluções estéticas para melhorar sua audição sem atrapalhar seu dia a dia.
Existem três tipos básicos: aparelhos auditivos com receptor no canal, aparelhos auditivos utilizados atrás da orelha e aparelhos auditivos utilizados na parte interna da orelha. O tipo correto para você dependerá do tipo de deficiência auditiva, da anatomia da orelha, do estilo de vida e das preferências pessoais considerando o design e a tecnologia.
Os preços variam de acordo com a tecnologia, o modelo escolhido e os serviços inclusos na compra. O seu aparelho auditivo ideal irá depender do seu tipo de perda auditiva e das suas necessidades específicas. Por isso, é sempre recomendado consultar com um profissional confiável, que tenha experiência na indicação de aparelhos auditivos.
Na Acurys você pode testar o aparelho desejado no seu dia a dia para tomar a decisão mais adequada à sua necessidade. Você pode levar seus aparelhos para casa para testá-los nas várias situações auditivas que você costuma frequentar, antes de adquiri-lo. No retorno, você dará o “feedback” às nossas fonoaudiólogas sobre sua experiência com o aparelho. Agende agora mesmo um teste grátis!
Ao invés de se deslocar todo mês até a clínica para comprar a pilha do seu aparelho auditivo, você pode fazer parte do nosso clube e recebê-las em casa mensalmente! Entre em contato para saber mais.
Primeiro, procure um otorrinolaringologista. Ele fará uma avaliação geral da sua orelha e possivelmente pedirá a realização de exames para avaliar a sua audição. Um dos exames é a audiometria, realizada por fonoaudiólogos, que tem como objetivo investigar o quanto você é capaz de ouvir – a menor intensidade audível. O exame dura aproximadamente 1 hora, é indolor e necessita muito da sua colaboração para responder aos sinais acústicos. Fique relaxado e procure ser o mais aberto possível, pois quanto mais informações o fonoaudiólogo ou o otorrinolaringologista têm sobre você, mais fácil será ajudá-lo.
Com os exames em mãos, o otorrinolaringologista lhe recomendará um tratamento. Caso ele indique o uso do aparelho auditivo, você deve procurar novamente um fonoaudiólogo. Através do resultado dos exames e da investigação das suas necessidades auditivas, ele selecionará o aparelho mais adequado para você e lhe fornecerá todas as informações necessárias. Aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.
Existem alguns aparelhos auditivos que são personalizados para sua orelha, como os intracanais. Caso o seu fonoaudiólogo lhe indique um desses aparelhos, ele tirará a impressão da sua orelha. Ela será enviada para o laboratório da Siemens para a produção do aparelho auditivo, o que levará alguns dias. Na sua próxima consulta, o fonoaudiólogo ajustará seu aparelho auditivo. Os ajustes são realizados pelo computador, baseados nos seus exames e nas suas queixas auditivas.
Depois de adquirir os aparelhos auditivos, o fonoaudiólogo lhe dará todas as orientações necessárias para uma boa adaptação e informações sobre como colocar e retirar o aparelho e fazer a limpeza dele. Você pode precisar de ajustes adicionais em seu aparelho e agendar uma nova consulta.
A Siemens possui um programa de acompanhamento após a compra do aparelho. Para saber mais entre em contato com a Acurys!